Aqui sempre muito amor e respeito por voce.

Aqui sempre muito amor e respeito por voce.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Reflexos.


Bruno Cosmo

Reflexão

Reflexos

Cada pessoa e cada definição, é para você oque você acredita que seja.

E você se torna oque acredita que significa para aquele que te define.

Ninguém é nada e todos somos tudo, Cinco ou dez anos pode não mudar uma pessoa, mas um dia pode.

Um eterno segundo consequentes de todos outros minutos aprisionados pelo que equivocadamente nomeamos de tempo.

O tempo este que é nosso maia, nossa jaula, nosso hoje ofuscado pelo ontem e acorrentado ao amanhã.

Autor: Bruno Cosmo

Mensagem do grande mestre.


Depressão

Sempre que você estiver deprimido, espere pelo momento em que a depressão for embora. Nada dura para sempre: a depressão irá embora. E quando ela o deixar, espere. Fique alerta e perceptivo, porque depois da depressão, depois da noite, virá a madrugada e o sol irá brilhar.

Se você puder estar alerta nesse momento, ficará feliz por ter estado deprimido. Ficará grato por estar deprimido porque foi apenas devido à sua depressão que esse tesouro de felicidade se tornou possível.

Em vez disso, o que fazemos em geral? Nos movemos em um ciclo de regressão infinita. Primeiro, ficamos deprimidos. Depois, ficamos deprimidos por causa da depressão, e surge uma segunda depressão.

Se você estiver deprimido, não há problemas! Não há nada de errado nisso. É belo porque, através disso, você irá aprender e amadurecer. Mas se você começar a se sentir mal e pensar: "Por que estou deprimido? Não deveria estar deprimido", nesse caso, você irá começar a brigar com a depressão.

A primeira depressão é boa, mas a segunda depressão é irreal. E essa depressão irreal irá turvar sua mente. Você deixará escapar o momento que teria se seguido à primeira depressão.

Quando ficar deprimido, simplesmente fique deprimido. Não fique deprimido por causa de sua depressão. Não lute contra ela, não crie uma saída de emergência, não force a sua depressão a partir.

Apenas deixe que ela aconteça, pois partirá por conta própria. A vida é um fluxo: nada permanece o mesmo. Você não é necessário, o rio se move por conta própria, não é preciso empurrá-lo.

Se você está tentando empurrar o rio, você é um tolo. O rio flui por si mesmo. Deixe-o fluir.

Osho, em "Osho de A a Z: Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora"
Imagem por Dr. Feel Good
Leia também:

Apresento e recomendo www.regressaodememorias.com.br valeuuuuu


Este povo recebeu a liderança espiritual de Mahatma Gandhi nos momentos críticos de sua história, na luta pela libertação; nos momentos de dor e sofrimento, recebeu o espírito protetor de Madre Tereza. Sem dúvida alguma esse povo é protegido por Deus. Admiremos o belo e exótico cenário da Índia, entrecortado com algumas cenas fortes...

Baixar o powerpoint com som
ìNdia
View another webinar from Amadeu Wolff

1.ÍNDIA

2.Este povo recebeu a liderança espiritual de Mahatma Gandhi nos momentos críticos de sua história, na luta pela libertação; nos momentos de dor e sofrimento, recebeu o espírito protetor de Madre Tereza. Sem dúvida alguma esse povo é protegido por Deus. Admiremos o belo e exótico cenário da Índia, entrecortado com algumas cenas fortes de suas contradições, e meditemos sobre a sabedoria espiritual dos seus dois maiores líderes.

3.A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor. ( Gandhi )

4.Andhra A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável. (Gandhi)

5.Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra. (Gandhi)

6.Palácio AKSHARDHAM O único tirano que aceito nesse mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim. (Gandhi)

7.Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras. (Gandhi)

8.Outro dia sonhei que estava nos portões do Paraíso. E São Pedro disse, ‘Volte para a Terra. Não existem favelas aqui. (Madre Tereza) (Citação de sua conversa com o Príncipe Michael da Grécia em 1996.)

9.Quando vejo o desperdício, sinto raiva dentro de mim. Eu não aprovo eu mesma sentir raiva. Mas é algo que não se pode evitar de se sentir após vermos a Etiópia. (Madre Tereza) - Washington 1984. Na Etiópia

10.Periferia de Calcutá Às vezes, pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza. É preciso começar em nossos lares o remédio para esse tipo de pobreza. (Madre Tereza)

11.Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor. Não é uma experiência maravilhosa? (Madre Tereza)

12.Darjdeereleng Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. (Madre Tereza)

13.Lago Pichola Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse. (Madre Tereza)

14.O milagre não é realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o. A mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado. (Madre Tereza)

15.Taj Mahal Foram necessários 20.000 operários, 1.000 elefantes e 17 anos para construir o Taj Mahal, classificado como Patrimônio Mundial. O derradeiro símbolo de amor supremo. É ocioso pensar sobre o justo o e injusto, o certo e o errado e os feitos passados. O útil é analisar, e se possível extrair uma lição para o futuro. (Gandhi)

16.Que a nossa mensagem seja a nossa própria vida. Se cuidamos do hoje, Deus cuidará do amanhã. (Gandhi)

17.Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las. (Madre Tereza)

18.Gulmarg Tento dar aos pobres de amor o que os ricos conseguem com o dinheiro. Não, eu não trocaria um leproso por mil pounds; contudo, de boa vontade o curarei pelo amor de Deus. (Madre Tereza)

19.Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor. (Madre Tereza)

20.Não sei ao certo como é o paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntará quantas coisas boas você fez em sua vida, Antes ele perguntará quanto AMOR você colocou naquilo que fez. (Madre Tereza)

21.Não ser desejado, não ser amado, não ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que a de uma pessoa que não tenha nada para comer. (Madre Tereza)

22.Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo. (M. Tereza)

23.Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside. (Madre Tereza)

24.Sei que Deus não me dará nada que eu não possa lidar. Apenas gostaria que Ele não confiasse tanto em mim. (Madre Tereza)

25.Nesta vida, não podemos realizar grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor. (Madre Tereza)

26.Não nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro. O dinheiro não é suficiente, o dinheiro pode ser obtido, mas eles precisam de seu coração para amá-los. Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vá. M. Tereza

27.IMAGENS: Recebidas de meus contatos, via net. FORMATAÇÃO: J. Meirelles celjm .@ uol.com . br www.jmeirelles.wordpress.com TEXTO: Gandhi e Madre Tereza de Calcutá


No Projeto Ficando de Bem com Vida..teremos á partir de 01.08.2011 cursos individuais e em grupo Reiki nivel 1,2 e 3 DOAÇÃO AS SEXTAS FEIRAS DAS 1500HS AS 1800HS ,ENTRADA 1 LITRO DE LEITE DE CAIXINHA,TEREMOS VIVÊNCIAS,CURSO DE MAGNETISMO PESSOAL ,AS 7 LEIS DA PROSPERIDADE ESPIRITUAL ENTRE EM CONTATO PELO TEL 33452226 E TOME MAIORES INFORMAÇÕES.FAMOS FALAR SOBRE REIKI.


Reiki
ReikiREIKI ESSENCIAL
O que é o Reiki ?
Reiki é a antiga arte tibetana de cura holística pela imposição das mãos, cujas técnicas foram redescobertas no Japão, em meados o século passado, pelo Japão Dr. Mikao Usui.
A palavra Japonesa Reiki significa:
Energia Vital do Universo, guiada espiritualmente.

Qualquer pessoa pode utilizar essa energia em proveito próprio, ou para ajudar os outros seres:  Humanos, Animais e Plantas.
Para além de dissolver emoções e stress, o que só por si é bastante, é também um extraordinário meio de evolução espiritual.
Como se Aprende Reiki ?
Esta técnica é ensinada por um Mestre de Reiki, num processo de sincronização com determinadas frequências energéticas do Universo, que harmonizam os chackras da coroa, coração e palma das mãos, e provoca uma acção de limpeza e remoção de toxinas, que vai afectar os corpos físico, mental e emocional.
Como Funciona ?
Uma vez purificado o Canal Energético Autónomo, a pessoa fica apta para canalizar a Energia Universal para si mesmo ou para os outros. A qualidade de energia canalizada, não depende do nível intelectual nem do desenvolvimento espiritual de quem a transmite, mas sim da necessidade energética de quem a recebe.
Beneficios:
- Aumenta a energia vital
- Fortalece o sistema imunitário
-Relaxa tensões e ansiedades
-Dissolve a causa das efermidades
-Atenua dores fisicas e emocionais
-Desenvolve a criatividade
-Desenvolve a Intuição
-Purifica e harmoniza os Chackras
-Ajuda a tratar depressões e angustias
-Combate o Stress
-Contribui para curar o nosso planeta.....

Reiki em grupos
Várias posições de reiki podem ser usadas quando praticando Reiki em grupos. A vantagem de praticar Reiki em grupos é que o paciente recebe energia em dobro, dependendo do número de pessoas aplicando reiki ao mesmo tempo. As chances do paciente se recuperar são bem maiores quando recebendo Reiki de várias pessoas. Para praticar Reiki em grupos, é preciso que o praticante tenha pelo menos completado o nível I do Reiki.
Um grupo pode ser formado de duas ou mais pessoas (dependendo do espaço disponível). Se não houver espaço suficiente para mais pessoas, então, os praticantes deverão ficar atrás dos praticantes que estão aplicando Reiki no paciente, colocando suas mãos sobre os ombros dos praticantes que estão na frente.
Quando uma sessão só é feita por dois praticantes, um deles irá fazer Reiki da cabeça até o coração e o outro irá fazer Reiki do plexo solar até os pés. Muitas vezes, enquanto uma sessão se prossegue, os praticantes podem vir a perceber onde é que as energias estão sendo bloqueadas e algumas vezes conseguem até captar informações sobre a pessoa que está recebendo reiki.
Reiki e outras técnicas
O Reiki actua sem depender do estado emocional da pessoa que está aplicando. Não tem contra indicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora, pode ser usado junto à outras técnicas. O Reiki pode ser usado, por exemplo, em combinação com a massagem. Os chakras estão localizados na energia etérica do corpo físico. O Reiki pode ser praticado em qualquer caso de doença física, emocional ou mental, desde uma simples dor de cabeça, estresse, até câncer. Para pessoas com problemas graves, fazer aplicações diárias com mais tempo de duração, ajudando a obter melhores resultados.
Canalizar ReikiNíveis do Reiki
Reiki INo Reiki I, vamos descobrir o potencial de curador interior que todos temos e conectar com esta acção natural de cura.A pessoa passa por um processo de lpurificação que dura 21 dias.  É aconselhável que, ao se formar no Reiki I, as primeiras aplicações sejam feitas em si mesmo para poder sentir e vivenciar o reiki. Com o reiki I, você pode energizar plantas, animais, remédios, cristais e objectos em geral.
Sincronização, Posição das Mãos, Dar Reiki a nós mesmos. Como dar tratamento completo, Tratamento da aura  -Exame prático
Nivel II Sincronização, Símbolos do Reiki II e sua utilização, Eliminar vícios e hábitos indesejáveis. Potenciar a realização de objectivos Reiki à distância. Detecção e equilíbrio dos chackra. Para a pessoa passar para o nível 2, é preciso ter experiência na prática do reiki. O nível 2 trabalha os aspectos emocionais da pessoa, permitindo uma ligação profunda com a energia cósmica.
Novamente a pessoa passa por 21 dias de limpeza, para que o karma da pessoa seja liberto e purificado de energias bloqueadas e negativas. São entregues 3 símbolos (mantras e yantras) de muito poder. Cada um deles tem uma função especial.
O primeiro, tem um poder muito forte de limpeza. Limpa ambientes, pessoas e objectos. O segundo, age na parte emocional, trazendo à tona todos os sentimentos negativos. É importante usar os símbolos na sequência certa, O símbolo 3 permite atravessarmos a barreira do tempo, ou seja, passado e futuro. O símbolo pode ser usado para energizar pessoas à distância.
Nivel III Sincronização, Símbolos Usui de Mestre, Meditação com os Símbolo. Técnicas para resolução de problemas e alcançar objectivos Exercícios de preparação ao Mestrado -Exame prático
É necessário que a pessoa tenha um conhecimento profundo do reiki. Nesta etapa a pessoa passa por um processo de grande transformação mental. Neste nível é entregue mais um símbolo, que permite o praticante a curar em massa. Ele aumenta o poder de cura. A pessoa passa novamente pelo processo de 21 dias de limpeza.
Mestrado No mestrado é atingido a realização plena do ser, permitindo o praticante a iniciar outras pessoas na prática do reiki. Mestrado -Exame prático Consultar programa curricular.

Todo problema tem solução.


Jael Coaracy

Motivação

Todo problema tem solução

Não existe uma fórmula pronta para resolver problemas. O que funciona para alguém pode não funcionar para outra pessoa. Além disso, a maneira de resolver um problema depende da sua natureza.

A coluna de hoje traz dicas de atitudes e comportamentos que o ajudarão a encontrar as soluções que procura para resolver seus problemas.

Aceite o problema. Este é o primeiro passo para resolvê-lo. Quando você deixa de resistir e passa a aceitá-lo, recupera grandes quantidades de energia que estavam sendo utilizadas no processo de resistência. A energia liberada pode então, ser utilizada na busca de soluções criativas.

Pergunte a si mesmo: o que de pior pode acontecer nesta situação? Esta pergunta o ajudará a colocar o problema em suas devidas proporções. Frequentemente, a mente produz fantasias aterrorizadoras que jamais acontecerão.

Defina quais as soluções possíveis para o problema. Existem várias soluções para um só problema e cabe a você buscá-las. Einstein dizia que não é possível encontrar a solução para um problema com o mesmo padrão de pensamento que se estava quando o problema foi criado.

Reúna informações. Ao adquirir conhecimento sobre o problema, o medo e a ansiedade diminuem. Procure descobrir o que outras pessoas que passaram pela mesma situação fizeram para se sair bem dela. Perceberá que a solução do problema não é tão difícil como imaginava ser.

Peça apoio. Se for o caso, peça ajuda efetiva. Lembre-se: a necessidade de estar sempre certo pode afastar as soluções que estão no seu caminho.

Divida o problema em pequenos desafios que poderão ser vencidos, um a um. Muitas vezes, chegar à solução final pode parecer algo muito grande ou fora de alcance. Se, entretanto, você estabelecer o percurso, passo a passo, poderá se manter no caminho certo sem se deixar abater pelas dificuldades.

Aprecie e valorize o aprendizado que um problema apresenta. Em vez de reclamar ou de sentir-se vítima da situação, aproveite para crescer e seguir adiante na direção dos seus sonhos e objetivos de vida.

A colunista Jael Coaracy é escritora, personal e executive coach. Contatos - jaelcoaracy@gmail.com http://www.vaidarcerto.com.br

Como dar vida a nossas vida.


Monja Coen

Espiritualidade

Como dar vida às nossas vidas

As Transformações Começam Conosco

Monja Coen

Há um antigo ditado japonês:
"Se houver relacionamento, faço; se não houver relacionamento, saio".
Um Mestre Zen, no final do século passado, fez a seguinte alteração:
"Havendo relacionamento, faço; não havendo, crio relacionamento".

Essa mudança de paradigma é extremamente importante. Devemos também lembrar que criar um relacionamento não significa, necessariamente, obter resultados imediatos, embora muitas vezes estes ocorram.

Novos relacionamentos em padrões antigos perdem seu significado. Precisamos criar relacionamentos a partir de novas maneiras de nos relacionar, de ver o mundo, de ser, de inter ser. Essa nova maneira pode, inclusive, recarregar de energia positiva antigos relacionamentos.

Para descobrirmos novas maneiras precisamos, primeiramente desenvolver a capacidade de perceber como estão nossos relacionamentos atuais.

Observe e considere meticulosamente a si mesmo. Perceba como está se relacionando em casa, na rua, no trabalho, no lazer. Perceba como respira, como anda, como toca nos objetos, como usa sua voz, como são seus gestos e como são seus pensamentos e os não pensamentos. Esse observar não deve ser limitante, constrangedor, confinador. Apenas observe. Como você se relaciona com o meio ambiente, biodiversidade, reciclagem, justiça social, melhor qualidade de vida, guerras, violência, terror, paz, harmonia, respeito, garantia dos Direitos Humanos? Como você e o seu logos se relacionam entre si e em relação aos projetos de sucesso, de lucro, de desenvolvimento e progresso de sua organização?

Como está se relacionando com o mais íntimo de si mesmo, com a essência da Vida, com o Sagrado?

Será que é capaz de ver, ouvir, sentir e perceber a rede de inter relacionamentos de que é feita a vida? Percebe e leva em consideração, na tomada de decisões, a interdependência?

Tanto individualmente, como no coletivo, nossa participação e compreensão como estão? Será que estamos conscientemente vivendo nossas vidas e direcionando nossos pensamentos, ações e palavras para o sentido de mudança que queremos e sonhamos?

Mahatma Gandhi disse: "Temos de ser a transformação que queremos no mundo".

Geralmente pensamos no mundo como alguma coisa distante e separada de nós, mas nós somos a vida do universo em constante movimento. Podemos até dizer que o mundo somos nós. Nossa vida forma o mundo, é o mundo, não apenas está no mundo. Inclui todas as formas de vida e seus derivados e nos inclui neste instante, instante após instante. Há um monge chinês do século VII, Gensha Shibi , que dizia : "O Universo é uma jóia arredondada. Somos a vida desse universo em constante transformação. Nada vem de fora, nada sai para fora".

De momento a momento tudo está mudando, nós fazemos parte dessa mudança e podemos escolher, discernir qual o caminho que queremos dar a esse constante transformar. É por isso que digo que a transformação começa em nós. Na verdade vai além de apenas começar. É em nós. Nossa capacidade humana de inteligência e compreensão nos permite fazer escolhas. E o que estamos escolhendo?

Outra frase de Mahatma Gandhi:
"Quando uma pessoa dá um passo em direção à Paz, toda a humanidade avança um passo em direção à Paz"

A minha decisão, a sua decisão pode transformar ou influenciar a direção da mudança.
Há um sutra budista que descreve o mundo como uma rede de inter relacionamentos. Como se fosse uma imensa teia de raios luminosos e em cada intersecção uma jóia capaz de receber essa luz e emitir raios em todas as direções. Qualquer pequena mudança afeta o todo. Cada ser que se transforme em um ser de paz, de harmonia, de ternura, carinho e respeito pela vida em todas as suas formas estará sendo uma mudança viva e influenciando tudo e todos.

Qual o primeiro passo? Conhecer a si mesmo. Conhecer nossos mecanismos.

O que nos afeta, nos incomoda? O que nos alegra? O que nos irrita? Como transformar a raiva em compaixão? Como transformar o desafio em competição leal, justa, empreendedora, enriquecedora? Sem nos preocuparmos com os créditos, se formos capazes de fazer o bem, não fazer o mal, fazer o bem aos outros estaremos transformando nossos lares, nossas amizades, nosso ambiente de trabalho, nossas organizações, nossas cidades, estados, países, nações, mundo... e a nós mesmos...no florescimento da Cultura da Paz.

"Estudar o Caminho de Buda é estudar a si mesmo. Estudar a si mesmo é esquecer-se de si mesmo. Esquecer-se de si mesmo é ser iluminado por tudo que existe. Transcender corpo e mente seu e dos outros. Nenhum traço de iluminação permanece e a Iluminação é colocada à disposição de todos os seres." (Mestre Zen Eihei Dogen - 1200-1253)

É importantíssimo que iniciemos este "estudar a si mesmo", já. Cada um de nós que perceber seu próprio mecanismo ficará em controle desse mecanismo e não mais à mercê de seus sentimentos e emoções, desejos e frustrações, puxado, empurrado, espremido e puxando, empurrando, espremendo - envenenados pela ganância, raiva e ignorância.

Imagine um mundo aonde podemos brilhar uns para os outros, sem ódios, mas com carinhoso respeito e terna compreensão. Percebendo nossas diferenças, aceitando a diversidade da vida e juntando nossas capacidades tanto intelectuais como físicas na construção desse verdadeiro Céu, Paraíso, Terra Pura, Shambala de que falam as religiões, todas elas.

Cabe a nós, a cada um de nós criar esse relacionamento de carinho com a vida, de ternura com todos os seres, de compreensão, de sabedoria e compaixão para percebermos o Caminho Iluminado e o Nirvana permeando toda a existência.
Isso é dar vida à nossa própria vida.

terça-feira, 26 de julho de 2011

BOM HUMOR É ATITUDE.



Leila Navarro

Motivação

Bom humor é atitude!

Quem acha que o humor feminino é um eterno refém dos hormônios e se altera ciclicamente, em especial "naqueles dias do mês", está por fora.

O bom humor pode ser uma constante na vida de qualquer mulher, pois é algo que pode ser cultivado.

Ouso dizer que nós, mulheres, somos até mais favorecidas que os homens nas condições para o equilíbrio emocional que se traduz no bom humor. Para começar, não sofremos as pressões que eles sofrem desde pequenos para ser os melhores em tudo. Não temos a obrigação culturalmente imposta de "dar certo" e, por isso, não precisamos temer o fracasso. Sem medo de fracassar, podemos ser mais autênticas em nossas atitudes, seguir o nosso coração, fazer aquilo que realmente nos dá prazer. Só aí já temos 25% dos fatores necessários para estar de bem com a vida.

Outros 25% se relacionam com a nossa facilidade em expressar as emoções. Enquanto os homens são educados para ser durões e não chorar nunca, temos mais liberdade para externar nossos sentimentos. Nos permitimos desabafar e chorar, o que é fundamental para manter o equilíbrio emocional. Reprimir sentimentos, como se sabe, causa uma grande pressão interna que pode levar a doenças. E ninguém pode ser bem humorado sem saúde.

Outros 25% estão ligados a uma característica intrinsecamente feminina: a flexibilidade. Para a mulher, em tudo se dá jeito. Aparece alguém de surpresa para almoçar e ela bota mais água no feijão, recicla as sobras do assado da véspera, faz uma farofa rápida e pronto: o convidado é recebido com um banquete.

A mulher tem dez coisas para fazer ao mesmo tempo e não se aperta. É capaz de trabalhar fora, manter uma casa funcionando à distância, acompanhar a vida escolar dos filhos, aturar a sogra – e nem com tudo isso se esquece do aniversário de casamento. O que isso tem a ver com bom humor? Tudo. Quem tem flexibilidade não perde tempo nem se desgasta com o que não funciona; logo percebe que precisa fazer mudanças e as faz sem problemas. Quem tem flexibilidade não embirra, não fica de tromba, porque é capaz de ver oportunidades em tudo e o lado positivo das coisas.

Aqui abro parênteses para fazer justiça aos homens. Não é porque estou ressaltando características femininas que eles estão condenados ao mau humor.

Estar de bem da vida não é privilégio de ninguém, muito menos possuir esses fatores que eu citei. Na verdade, vejo cada vez mais homens lidando positivamente com as pressões que sofrem, expressando abertamente seus sentimentos, sendo flexíveis. Esses atributos, que fique bem claro, não são exclusividade da mulher: existem em todo ser humano.

Voltando às nossas contas, falta falar dos 25% restantes que compõem os fatores para viver com bom humor: cultivar o riso. É cientificamente comprovado que o riso combate o stress, estimula o sistema imunológico, aumenta a oxigenação do sangue e até emagrece! Há também uma descarga de endorfina no organismo, substância que promove a sensação de bem-estar.

Quanto mais você praticar os três primeiros fatores (seguir o coração, expressar as emoções e ser flexível), mais naturalmente o riso surgirá em sua vida. Ria sempre que tiver vontade. Ria de você mesma, ria das situações que lhe acontecem, ria até das suas fraquezas. Uma risada aberta e gostosa é contagiante, é capaz até de mudar o astral de quem está por perto. Você vai ver como a vida fica leve e como o bom humor torna-se mais presente.

E se a TPM pegar você de vez em quando, siga a sigla ao pé da letra: TPM é “tempo para mim”. Cuide-se, respeite-se, e dê sempre mais atenção a si.

O bom humor, além de ser um estado de espírito, é um questão de atitude!

Por Leila Navarro, palestrante.

reflexão......O lenhador.


onja Coen

Reflexão

O lenhador

Monja Coen

Havia um lenhador que procurava pela árvore da paz. Ele a procurava nos lugares mais remotos, onde ser humano ainda não houvesse trilhado. Escalava as montanhas mais altas, pendurava-se à beira de grandes abismos. Há anos viajava o lenhador, passando por vários países, pedindo informações. Houve quem disse:

— Meu avô me contou que seu avô lhe contara que havia uma árvore assim. Era imensa, frondosa. As pessoas se sentavam à sua sombra e descansavam felizes, tranqüilas, em paz.

O lenhador experimentava várias árvores. Sentava-se à sua sombra, mas surgiam pensamentos, sons, imagens, nevoeiros. Surgiam guerras, massacres, dores, mortes, grandes desastres. Cabisbaixo se afastava e noutra região procurava.
Foram se passando os anos. Seus cabelos embranqueceram. Suas sobrancelhas também.

Suas pernas já não eram tão fortes. O machado fora trocado por um cajado. Mas não desistira da empreitada. Por toda a Terra caminhava, perguntando a toda gente, esperando que alguém, que alguma coisa lhe levasse à árvore tão almejada.

Um certo dia parou, cansado e pensativo. Será que era fantasia, que na verdade não existia essa árvore da Paz? Encostou-se num tronco qualquer, apoiando-se no braço para que os passantes não vissem que chorava de cansaço. As lágrimas foram caindo no terreno seco e árido. Soluçava nosso amigo, da procura de uma vida. Mesmo se a encontrasse agora como poderia levar suas sementes a tantas e tantas gentes?

Correra o mundo, é verdade. Estava a poucos passos da cidade de onde saíra, jovem e bem disposto, confiante que encontraria a legendária árvore que tudo transformaria. Tinha se tornado impossível viver como todos viviam. Roubavam e mentiam, medrosos se escondiam dos mais fortes, temerosos. Alguns ricaços gorduchos, panças inchadas de tanto luxo. Outros magros, arqueados, de fome morrendo dobrados. Havia os roncos medonhos de aviões tenebrosos, lançando bombas que em sangue marcavam o território. Havia a disputa mesquinha, que levava ao preconceito e à discriminação. Crianças eram abusadas, maltratadas, empregadas a pedir esmolas por jogar algumas bolas nas esquinas de quem tinha muito para dar e nada dava.

Ele era um lenhador, saído dos contos de fadas, das histórias mais antigas de aventuras e justiça, de verdades que são ditas e transformam realidades. Crescera sonhando um dia poder tudo revirar para que a paz retornasse ao seu lar e a de seus amigos, vizinhos, conhecidos e até mesmo de estranhos que estranhamente se comportavam...

Caminhara e caminhara. Ouvira histórias fantásticas, daquele homem da Índia que conseguira mudanças sem guerras, sem violências, no respeito e na decência. Mahatma Gandhi. Bom demais pensou quando menino lendo de sua história. Foi colocando na sacola os livros, os sonhos, a esperança. Na Índia também houvera o Buda Sagrado, que predissera que um dia tudo se transformaria. As pessoas confiavam que se seguissem seus ensinamentos haveria compaixão e sabedoria suprema. Logo a ternura se espalharia e todos se ajudariam como bons irmãos.

Cada lágrima dos olhos do ancião fazia brotar na terra um verde inesperado.

Teria sido por tudo e por todos, abandonado?

Mas de dentro dele surgiu uma força incomensurável. “Nada é impossível. Haverei de conseguir encontrar o fruto dessa árvore de paz, a semente da verdade.”

Ainda de olhos molhados, sentou-se ofegante. Tocou a terra coberta de grama nova, macia. Encostou-se no tronco forte e sem perceber, meditava.

No que se seguia lembrou-se do próprio Buda, que vivera na Índia por volta do século VI antes de Cristo, e a todos amavelmente sorria. Monges e monjas, pessoas de todas classes, castas, feições, cores, etnias. A todos Buda pregava dizendo dos venenos perigosos que matam a paz, a felicidade, a alegria.

O primeiro é a ganância. Quero e quero sem parar. Por mais que tenha sempre quero mais. Seja amor de minha mãe, atenção do professor, seja doce, sejam roupas, sejam carinhos, sejam diversões. Seja dinheiro, seja fama, seja luxo, sejam armas, seja amor. Dessa ganância vão surgindo ciúmes, ressentimentos, más ações e pensamentos. Logo faz algo errado, perde a paz, a tranqüilidade. Vive sedento de tudo e nada traz felicidade. Só o que cura esse mal é a doação, o entregar-se, o dar invés de cobrar.

O segundo é a raiva, danada de se conter. Enfurece por amor, por ódio e até por prazer. Parece que a pessoa passa a achar bonito quem fica furioso. Chega até a dizer que é “personalidade forte”. Na verdade são seres para serem apiedados, pois não conseguem, coitados, transformar a indignação em suave compaixão.

Compaixão significa saber o que o outro sente, compartilhar das tristezas, das dores das amarguras e fazer trabalho lindo de recuperar as criaturas. Porque sente com. Porque sente junto. Nós não rimos quando alguém conta uma coisa engraçada? Não choramos com filmes, histórias, foto, situações? Quando sabemos de alguém sofrendo queremos ajudar. A compaixão é natural, se formos naturais.

O terceiro veneno é a ignorância. Ignorância significa afastar-se da verdade. Estar dividido, partido, sem saber mais que somos uma só vida em movimento. Somos um só corpo universal se transformando constantemente. No que mexemos aqui, lá do outro lado repercute. Essa ignorância não é apenas falta de estudos. É falta de contato com o Sagrado, com a Essência de tudo.

Seu antídoto infalível é a Sabedoria Completa. O resultado de tudo é a árvore da Paz florindo e cobrindo o mundo.

Monja Coen